terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sou celíaco. Posso comer em sua casa?

Olá visitante!

Você por acaso já recebeu um criança celíaca em sua casa? O celíaco é aquele indivíduo que tem uma condição inflamatória genética no intestino delgado, que é desencadeada sempre que ele ingere glúten.

A questão é que, na hora de receber uma criança celíaca em casa, muita gente fica cheia de dúvidas sobre o que servir e como agir. Por isso, a Associação de Celíacos do Brasil - Seção Rio de Janeiro montou uma cartilha muito interessante e cheia de dicas valiosas, que precisam ser divulgadas, como forma de evitar que muitas crianças passem mal e, até mesmo, que a doença possa evoluir para formas mais severas, que podem chegar a osteoporose, convulsões, deficiências de absorção de nutrientes, linformas e adenocarcinoma, que são tipos de câncer que podem se desenvolver no intestino.

Alguns cuidados simples com as crianças celíacas são:

- Verificar sempre a embalagem dos produtos industrializados antes de servi-los. Se não houver um selo de “não contém glúten”, buscar a presença da substância na lista de ingredientes. Não existe quantidade mínima de ingestão de glúten para os celíacos, de modo que qualquer absorção pelo organismo, por mais que pareça ínfima, pode desencadear a doença.

- Cozinhar sempre em recipientes bem limpos e nunca utilizar talheres que já foram usados para o preparo de outros alimentos quando for preparar os sem glúten.

- Ter muito cuidado com temperos industrializados, pois muitos contém glúten, buscando sempre substâncias naturais, como alho, cebola e cheiro verde como substitutos.

- Quando for usar o forno, assar primeiro o prato sem glúten e, só então, passar para os com glúten. Nunca se deve assar ou fritar os dois juntos, como forma de evitar contaminação.

- Não utilizar os mesmos utensílios para untar ou mexer alimentos com e sem glúten. É preciso ter cuidado, por exemplo, quando passar margarina em um pão com glúten para não utilizar o mesmo talher para os em glúten.

- Ter cuidado para não assar pães ou massas com glúten na mesma grelha ou forma das carnes e outros alimentos e nem serví-los no mesmo prato ou recipiente.

Confira o conteúdo completo da cartilha acessando o site Rio Sem Glúten e ajude a divulgar essa ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário