terça-feira, 13 de abril de 2010

Matéria do site Bem Leve

Combate ao fumo

Por Redação
redacao@bemleve.com.br

Vamos direto ao assunto: largue o cigarro e entre em forma. Motivos não faltam. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo está em 4º lugar do ranking dos maiores responsáveis por mortes no planeta. Só no Brasil são aproximadamente 33 milhões de fumantes. E está comprovado: as consequências do fumo são muito mais intensas nas mulheres. Celulites, rugas, queda de cabelo, infertilidade, problemas cardiovasculares, osteoporose e cânceres de mama e ovário são alguns dos problemas associados. E aí, vai ou não vai ficar longe do cigarro?

A gente sabe: largar o vício não é fácil. Dos que tentam parar de fumar, 40% têm uma recaída. A situação fica ainda mais difícil quando, na abstinência, em função da ansiedade e aumento do apetite, se ganha quilinhos extras. O que fazer? Calma. Há luz no fim do túnel: especialistas garantem que é possível, sim, evitar o sobrepeso. Veja como:

Os males para a mulher

'Cânceres nas mamas e no aparelho reprodutor, hipertensão, osteoporose, doenças coronarianas, lesões vasculares e doenças pulmonares (cuja gravidade é muito maior nas mulheres que nos homens) são alguns dos males do cigarro', lista Flávio Cure, cardiologista e fundador da ONG Rio Coração.

A explicação para tanto prejuízo é simples: o cigarro contém mais de 4.700 substâncias químicas, muitas tóxicas como a nicotina, o alcatrão, o monóxido de carbono e a amônia. No cérebro, essas substâncias liberam dopamina e serotonina - neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e regulação do humor. É dar a primeira tragada e o vício é quase certo.

Quer mais? Estudos apontam que a fertilidade feminina pode diminuir até 40% em relação às mulheres não fumantes. Durante a gestação, o cigarro traz prejuízos ainda maiores. 'Ele libera substâncias tóxicas como a nicotina que, inaladas durante a gravidez, impedem que a placenta se desenvolva adequadamente e estreitam os vasos sangüíneos, diminuindo a quantidade de sangue, oxigênio e nutrientes que vão da mãe para o bebê', revela Lucia Marinaro Colon, ginecologista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Por isso, o cigarro está associado a um grande número de casos de descolamento de placenta, nascimentos prematuros e abortamentos.

Beleza em xeque

Foi-se o tempo em que fumar era sinônimo de glamour. Hoje se sabe que o tabaco acarreta inúmeros prejuízos à beleza: celulites, rugas, estrias, flacidez, queda de cabelo e amarelamento dos dentes. 'O cigarro descarrega substâncias tóxicas, radioativas, corantes e agrotóxicos que vão produzir radicais livres em níveis altíssimos, inflamando e envelhecendo a pele precocemente', explica a nutricionista funcional Patrícia Davidson.

'Ao mesmo tempo, a nicotina reduz o nível de vitamina A, antioxidante que combate esses radicais, o que torna o organismo mais vulnerável', acrescenta a especialista. E mais: acredita-se que o cigarro seja vasoconstritor. 'Ele diminui a largura dos vasos sanguíneos reduzindo a oxigenação e hidratação da pele causando a flacidez e a celulite', ressalta Flávio.

Lidar com abstinência é o desafio

Entre as maiores dificuldades para largar o vício está lidar com os sintomas de abstinência do fumo. 'Ansiedade, angústia, insônia, sudorese, dores de cabeça, taquicardia e boca seca são as principais consequências do abandono do cigarro', revela Marcelo London, pneumologista do Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro. Como se já não bastasse sofrer com tudo isso, péssima notícia: está comprovado que parar de fumar pode engordar.

A maioria dos ex-fumantes ganha em torno de três a quatro quilos, mas 10% deles chegam a conquistar 13 quilos ou mais. O que desencadeia todo esse processo? Dois fatores: 'Primeiro, porque o cigarro é catabolizante, ele estimula o metabolismo a queimar rapidamente os nutrientes que recebe e a absorver menos nutrientes. Quando o sujeito pára de fumar, seu metabolismo se torna mais lento', explica Flávio.

O segundo fator diz respeito à maior ingestão de alimentos, sobretudo os calóricos, para compensar a ausência do prazer proporcionado pelo fumo. 'O hábito de fumar reduz o paladar em até 70%. Se o indivíduo deixa o cigarro, os alimentos se tornam mais apetitosos, cheirosos e com muito mais sabor', complementa Patrícia. Marcelo ainda tem outra explicação: 'Os centros cerebrais responsáveis pela sensação de prazer que são acionados pela nicotina estão muito próximos aos centros responsáveis pela saciedade da fome. Quando o indivíduo para de fumar, o cérebro entende que é preciso saciar os centros da fome para gerar prazer'.

Veja dicas da nutricionista Luana Stoduto para largar o cigarro e não engordar:

O fumo parece estar igualmente relacionado à redução da fração HDL-colesterol em graus variáveis e à indução de resistência à insulina. O nível de vitamina C nos fumantes, por exemplo, é em média 40% mais baixo que nos não-fumantes. Quem fuma tem maior produção de radicais livres devido às substâncias maléficas do cigarro, tornando maior a necessidade desse importante antioxidante.

O zinco também é um elemento importante que não é produzido pelo organismo, precisa ser obtido por meio de fontes externas. A ação complementar do zinco colabora para o funcionamento adequado do sistema imunológico, proporcionando proteção não só contra gripes e resfriados, mas também contra outras viroses e infecções.

Algumas pessoas engordam depois que param de fumar porque ocorrem mudanças no metabolismo, melhora do olfato e paladar, aumento da ansiedade e o que chamamos de gratificação oral - ex-fumantes sentem falta da sensação de ter algo para fazer com a boca e com as mãos. Comer ou beliscar é semelhante a ação repetitiva de fumar.

O primeiro passo para uma boa alimentação é manter um peso saudável. Para que a alimentação seja saudável, é preciso que contenha todas as substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo, nas quantidades adequadas para cada pessoa.

Uma grande dica é praticar atividades físicas, pois os exercícios regulares ajudam a desviar a sua atenção, normalmente direcionada para o controle da vontade de fumar.

Para suprir as necessidades de vitamina C e zinco, indicamos alimentos como goiaba, acerola, abacaxi, brócolis e pimentão, que são ricos em vitamina C; carnes magras; cereais integrais; oleaginosas (castanha do pará, castanha de caju, nozes e amêndoas; e leguminosas (feijão, grão de bico e ervilha), que são alimentos ricos em zinco.

Tenha um estoque de produtos saudáveis em casa, como alimentos com muitas fibras, como uma barra de cereal ou barras de proteínas, para consumi-los na quando houver a necessidade de beliscar.

Seja persistente e disciplinado, pois seus hábitos não irão mudar a curto prazo. Mas com o tempo você irá se acostumar e vai perceber que alimentos que contém mais fibras e proteínas irão mantê-lo saciado por mais tempo. A longo prazo esses novos hábitos irão te ajudar a perder e, consequentemente, a manter o peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário