sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval com bem-estar


Chegou o Carnaval e, com ele, confete, serpentina, fantasias e muito mais. Esta é, sem dúvida, a melhor época do ano para quem gosta de festa. Mas para aguentar toda essa folia de um jeito saudável, com bastante pique e sem a temida ressaca, devemos tomar alguns cuidados com a alimentação.

O cardápio deve conter opções leves, com bons carboidratos, como frango e peixe, e também alimentos integrais, que podem ser ingeridos antes de sair de casa. Alimentos gordurosos e de difícil digestão devem ser evitados e uma boa dica é levar alguns “lanchinhos” para comer antes ou durante a folia, como barras de cereais, frutas secas e castanhas.

Além da comida, outra grande preocupação para garantir um Carnaval saudável é evitar o excesso de bebida alcoólica, principal causador da desidratação, que provoca dor de cabeça, náusea e vômitos. Dar preferência para água e sucos naturais é a melhor opção, mas se for beber utilize três regrinhas básicas para evitar a ressaca: sempre intercalar uma dose de bebida alcoólica com água mineral ou suco, não beber de estômago vazio e evitar misturar tipos diferentes de bebida.

Mas para os que já extrapolaram, é possível tomar algumas medidas para restabelecer o bem-estar. Primeiramente, ingerir bastante líquidos é fundamental, pois eles ajudam a eliminar o álcool do organismo. Sucos verdes com folhas de couve, salsinha, hortelã e sálvia, por exemplo, são indicados. Comer frutas vermelhas, gengibre, brócolis, couve-flor, alimentos integrais e proteínas de origem vegetal também ajudam, e muito, a curar a ressaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário