quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Nutrição para solteiros – é possível morar sozinho e manter a saúde em dia


Sabe aquela cena típica de um homem solteiro atrapalhado na cozinha? É coisa do passado. Cada vez mais vemos os homens se virando muito bem nesse território. As novidades no setor de congelados e semi-prontos ajudam, mas é importante ser criterioso na escolha do que irá levar para casa. Grande parte desses produtos é rica em gordura e componentes químicos tóxicos. Por isso, é sempre bom optar por itens práticos e saudáveis, como as saladas já higienizadas e cortadas em quantidades ideais para uma única pessoa, disponíveis em vários mercados. É preciso reparar apenas na data de fabricação, escolhendo sempre a embalagem mais nova.
Se você é fã dos famosos macarrões instantâneos, tome cuidado com os temperos em pó. Enquanto a massa é bastante similar às tradicionais em termos nutricionais, são os temperos que contêm o maior número de calorias e produtos químicos prejudiciais à saúde. A alternativa nesse caso são os molhos caseiros ou mesmo os orgânicos comprados prontos. Já os enlatados devem ser evitados. Classificados como alimentos emergenciais, são válidos apenas como última escolha. Suas latas possuem um revestimento plástico tóxico que contamina o seu interior. As sopas em pó, então, são as piores inimigas da saúde. Elas são um composto de componentes químicos intoxicantes com quase nenhum benefício nutricional. As versões menos calóricas ou light são as mais perigosas.
Para os adeptos do forno de microondas, é importante um alerta: vários estudos apontam para os perigos dos resíduos de radiação nos alimentos esquentados dessa forma. Nesse caso, a minha dica é usar sempre recipientes de vidro. O plástico, quando aquecido, libera substâncias tóxicas ao consumo que interferem no equilíbrio hormonal dos homens.
Outra das maiores reclamações que escuto de pessoas que moram sozinhas é a grande perda de comida. Como o padrão de embalagem é destinado a núcleos familiares maiores, é comum os alimentos estragarem ou passarem da validade antes de serem inteiramente consumidos. Caso não seja possível ou vantajoso comprar as versões especiais destinadas a uma só pessoa, eu recomendo congelar e etiquetar com o prazo de validade. Lembre-se também que produtos embalados em tetra pack tendem a durar mais e se contaminar menos. Em geral, costumam durar três dias abertos quando mantidos na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário