segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comer bem mesmo viajando


Conhecer lugares novos, visitar pontos turísticos, descobrir novas culturas - nada melhor do que as férias! Tudo isso é muito bom, mas não podemos nos descuidar da alimentação mesmo durante os nossos dias viajando. As férias não são uma desculpa para cometermos exageros, como comer doces e alimentos gordurosos em excesso ou mesmo, extrapolar nas bebidas alcoólicas.

Em geral, a viagem significa “quebrar a rotina” e quem faz isso, na maioria das vezes, não se preocupa com o que vai comer e os horários das refeições. Por esse motivo, acabamos ganhando uns quilinhos a mais. Muitas vezes, não há como prever que tipo de cardápio vamos encontrar, pois os destinos podem ser os mais variados. Mas quem se preocupa com a balança, deve seguir algumas regras e orientações básicas.

Não é necessário se privar totalmente de pratos e bebidas da cultura local, mas isso deve ser feito com cautela. Na maioria dos lugares, sempre há um prato mais saudável. Procurar manter a alimentação do dia-a-dia é essencial, sempre tomando um café-da-manhã reforçado, de preferência com pães integrais, frutas, sucos de frutas, cereais à base de milho ou integrais, frios magros, ovos (desde que não sejam feitos na manteiga ou na margarina). E devem ser evitados (ou consumidos em pequena quantidade) os pães “brancos”, tipo francês, croissants, pães doces, cereais com açúcar, waffles, biscoitos amanteigados etc. Mas é claro, algumas exceções são inevitáveis.

Uma recomendação muito importante para os viajantes que não querem voltar com dor na consciência é moderar o consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool é uma fonte de calorias vazias, que não agrega nada ao organismo do ponto de vista nutricional. No seu metabolismo, são gastas muitas vitaminas do complexo B, responsáveis pelo melhor aproveitamento dos alimentos e por produção adequada de energia. Portanto, evite esse vilão.

Outras dicas muito importantes: compre alguns alimentos que possam ser ingeridos nos passeios, como torrada integral, barra de cereais e frutas. É comum em viagens ficarmos mais de quatro horas sem comer, o que nos leva a tentar recompensar nas refeições principais. Se tomar uma taça de vinho no jantar, evite carboidratos nas refeições para tentar equilibrar, já que a bebida alcoólica já é uma fonte desse nutriente. E por fim, caminhe bastante. Não há meio melhor e mais saudável de conhecer um lugar novo do que caminhando. O segredo é aproveitar todos os momentos, mas sem esquecer a boa alimentação.

3 comentários:

  1. Muito bom o post. Eu consegui em novembro, queimar 3 quilos durante as férias. É questão de manter o foco, e aproveitar os outros aspectos da viagem. bjos

    ResponderExcluir
  2. Patrícia!!! tudo jóia? fiquei sabendo pela Simone q vc tinha um blog e te segui! Parabéns, sempre te achei muito cabeção!
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Ouvi dizer que a gelatina ajuda a ter uma pele mais firme, isso é verdade?

    ResponderExcluir