terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Comida japonesa é mesmo saudável?



Atendendo ao pedido do nosso leitor Flávio Schneider, o tema de hoje no blog é a comida japonesa. Já consideradas partes indispensáveis do cardápio no mundo ocidental, as iguarias japonesas são encaradas como opções mais saudáveis para quem quer pegar leve na alimentação ou está de dieta. Mas será que esse tipo de comida é mesmo mais leve e faz bem para o nosso organismo?

Realmente, quase todos os ingredientes utilizados na culinária japonesa são saudáveis, como os peixes (ricos em ômega 3), o wasabi (aquela pastinha verde picante, que auxilia o fígado a processar substância tóxicas), o shiitake (uma ótima fonte de proteína e que ajuda na imunidade do corpo) e o gengibre (antiinflamatório e bom digestor), entre outros. Analisando as propriedades desses alimentos, podemos ter uma ideia da razão de o povo japonês ser, em sua maioria, magro e com alta expectativa de vida.

O grande problema é que a adaptação dessa culinária para o ocidente acabou inserindo alguns dos nossos costumes nada saudáveis na composição. Exemplos disso são os rolinhos primavera, o tempura e o hot philadelphia, que, por serem fritos e levarem muitos ingredientes pesados, não podem, nem de longe, ser considerados pratos saudáveis para consumo frequente.

A dica, portanto, é: se quer ir ao japonês, opte pelos pratos saudáveis, como sopa missoshiro, nirá, shiitake e sashimi. Tenha muita moderação com os molhos, como o shoyo e o teriyaki, que são bastante calóricos. Outra dica importante é procurar sempre um restaurante confiável, pois a comida japonesa requer muito cuidado no preparo e na conservação de seus ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário