segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A alimentação pode ser o segredo do bom humor



Engarrafamentos, contas a pagar, excesso de trabalho: com toda a correria e o estresse da vida moderna, manter o bom humor o dia inteiro acaba sendo uma tarefa bem difícil. Seguir uma alimentação correta e balanceada, rica em alimentos que favoreçam a produção de serotonina, é um requisito indispensável para ajudar nesse desafio. Isso porque a serotonina é um neurotransmissor que conduz entre as células cerebrais as informações relacionadas ao nosso estado afetivo, com propriedades eficazes para o humor de um modo geral, além de ter um efeito calmante.

Como a maior parte da produção da serotonina no nosso organismo acontece na parte da manhã, é aconselhável ingerir os nutrientes que a produzem a partir do fim do dia anterior. Eles estão presentes na manga, banana, milho, alguns vegetais e nos alimentos que contêm carboidratos. Devem ser ingeridos de forma isolada, pois a reação entre determinadas substâncias pode reduzir a eficácia da absorção dos nutrientes. Além disso, ao longo do dia, a alimentação deve ser feita de 3 em 3 horas, totalizando aproximadamente 4 ou 6 refeições diárias. Ficar muito tempo sem comer acaba reduzindo os níveis de glicose, o que também não é nada bom para o humor.

Existe, ainda, um outro neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e satisfação e também ligado à alimentação, a dopamina. Mas é preciso ter cuidado com ela, pois está associada ao prazer e geralmente é liberada quando comemos algo de que gostamos muito, podendo causar uma dependência desse alimento.

A alimentação influencia diretamente no humor e nas atitudes que tomamos no dia a dia. Os alimentos que comemos podem trazer sensações positivas e lembranças confortáveis, além de estarem intimamente ligados à nossa qualidade de vida. Por isso, é fundamental procurar ter equilíbrio nas refeições e manter um cardápio diário adequado e variado, para que o organismo possa receber todos os nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento. Assim, naturalmente, o seu humor já vai ficar bem melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário