terça-feira, 24 de novembro de 2009

A relação entre alergia alimentar e celulite





Motivo de grande preocupação e grandes inimigas das mulheres, as celulites são causadas por diversas razões, como vida sedentária, falta de hidratação, retenção de líquido e alterações hormonais, entre outras. Mas até mesmo quem leva uma vida saudável, faz exercícios regularmente e se alimenta bem, está sujeito aos indesejáveis furinhos. Você sabe o porquê?

Acontece que a celulite pode ser causada por uma alergia alimentar, ou seja, algo que você não sabe o que é, mas que está no seu cardápio, desencadeia o surgimento das terríveis ondulações. O primeiro passo para solucionar o problema, então, é procurar um nutricionista funcional, que fará exames para identificar qual item alimentar é o responsável pela inflamação. Quase sempre são alimentos ricos em proteína, por serem de difícil digestão e, por isso, passíveis de serem encarados como agressores pelo organismo. A alergia, então, é fruto da tentativa do organismo se defender de alguma forma.

Essa irritação do corpo aos poucos vai inflamando as células, que começam a não exercer bem suas funções, comprometendo o sistema linfático, a corrente sanguínea e os tecidos que sustentam a pele. Como resultado, a gordura localizada forma as celulites. E este é somente um dos tipos de alergia alimentar, pois existe também a alergia de repetição, que pode ser causada por qualquer comida. Nesse caso, depois que recebemos o mesmo elemento por muito tempo, o organismo acaba se “cansando” dele e reagindo de alguma forma. Isso se manifesta quando algo já não vai bem - estresse, fumo, poluição e insônia podem ser algumas das causas.

Os principais alimentos considerados agressores, ou seja, que provocam alergias, são as massas, os doces, os refrigerantes, os biscoitos recheados e as carnes vermelhas, além de frituras e margarinas com gordura trans. Já os que ajudam a fortalecer as células e os tecidos, evitando as celulites, são o azeite de oliva, o chá verde, o abacate, a couve e as frutas oleaginosas, como as castanhas e nozes, entre outros. Mas não se esqueça: sempre na quantidade certa. O verão está chegando, e uma alimentação correta é fundamental para quem quer fazer bonito de biquíni por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário