segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Personal diet na revista Domingo do Jornal do Brasil

Quem tem um dia a dia corrido também pode se alimentar bem. Esse foi o tema da matéria da revista Domingo, do Jornal do Brasil, de ontem. Ficou ótima, e fiquei muito contente em poder participar.

Quem não comprou o jornal, pode conferir a matéria aqui

2 comentários:

  1. Gostei muito da matéria, porque justamente tenho esse problema da correria.

    E tenho uma dúvida: li certa vez que a compulsão pelo doce é devido a falta de proteínas no organismo e que se tivermos vontade de comer um chocolate, por exemplo e tomarmos um copo de leite, acontece a reposição dessa proteína e a vontade passa.

    Isso é verdade ou mito?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcelo!

    A vontade de comer doces pode acontecer devido à falta de carboidratos no organismo, à falta de magnésio ou, ainda, à falta de serotonina, um componente cerebral produzido a partir da nossa alimentação - talvez seja daí que veio a sua duvida.

    A serotonina é sintetizada a partir do triptofano, um aminoácido obtido da dieta. Ele atua no cérebro ajudando na produção de serotonina. Como o leite é uma das maiores fontes de triptofano da dieta, pode sim auxiliar na produção de serotonina e reduzir a vontade de consumir doces. Esta, no entanto, não é uma recomendação genérica para reduzir o desejo de doces, porque muitas pessoas não podem ou não devem consunir laticínios por questões de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.

    Um abraço,

    Patricia

    ResponderExcluir