quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Alimentos que retardam o envelhecimento




Envelhecer de maneira saudável é, hoje, uma das principais preocupações de todos nós. Para enfrentar o passar dos anos com disposição e mantendo a beleza, a melhor saída é seguir uma alimentação balanceada, fornecendo ao organismo todos os nutrientes necessários para mantê-lo sempre em ótimo funcionamento. Alguns alimentos, em especial, têm propriedades específicas para ajudar nessa tarefa e, por isso, devem estar sempre presentes em qualquer cardápio.

Esses alimentos mais eficazes para retardar o envelhecimento possuem nutrientes que auxiliam a nossa pele e o nosso organismo, devido à sua capacidade de combater os radicais livres, moléculas que são espécies de resíduos que sobram da nossa respiração. Quando em excesso no organismo, elas aceleram o processo de envelhecimento. E não somente isso, alguns possuem, ainda, várias outras propriedades essenciais para nossa saúde e qualidade de vida nos anos que temos pela frente, como ajudar a evitar a obesidade e o surgimento de doenças.

Neste post, separamos alguns alimentos que são considerados os melhores aliados para adiar o envelhecimento. É sempre importante lembrar, no entanto, que eles devem ser consumidos sem exagero, e que evitar ingerir comidas nocivas à saúde, como carnes gordurosas, produtos refinados, frituras e bebidas alcoólicas, também é fundamental para estar sempre de bem com a saúde e a balança.

Óleo de linhaça:
Fonte de ômega 3, gordura que ajuda a proteger o organismo de processos inflamatórios e ainda regula o funcionamento das nossas células.

Brotos de alfafa: O alimento ainda está em forma de broto, o que aumenta a quantidade das vitaminas, minerais e proteínas que ele possui. As proteínas do broto de alfafa também ajudam a manter a pele firme.

Frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa e açaí: Possuem substâncias que ajudam o organismo a neutralizar os radicais livres produzidos, acelerando o processo de eliminação de toxinas.

Espinafre:
Possui luteína, que tem atividade protetora antioxidante e ainda é capaz de reduzir os efeitos dos raios solares sobre a pele. Essa substância também reduz os riscos de envelhecimento dos olhos e da capacidade visual.

Própolis: Possui uma capacidade antiinflamatória muito alta e pode ser consumida todos os dias.

Canela:
Auxilia na redução da compulsão por comer doces e carboidratos, porque melhora a atividade de insulina, estabilizando o nível de açúcar no sangue. Assim, a canela ajuda a evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal.

Chá verde:
Aumenta a capacidade do corpo de eliminar toxinas, prevenindo o envelhecimento da pele. Também desempenha funções anticancerígenas.

Ainda há outros alimentos que possuem propriedades antienvelhecimento, como os vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve e couve-flor), soja, aveia, frutas em geral, azeite de oliva extra-virgem, peixes de água fria (salmão, sardinha, arenque), entre outros. Lembrando sempre que existe uma quantidade específica necessária de cada alimento, que varia de acordo com o organismo de cada um. Cada pessoa possui um limite e uma quantidade necessária, por isso sempre vale consultar um nutricionista funcional para ver o cardápio e as quantidades mais indicadas para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário